Palestra: 'A Rádio Difusora de Uberlândia: histórias e memórias na coleção de Geraldo Mota Baptista '

19/10/2022 - 19:00 hasta 22:00

Presentación

O Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular Imagem e Som da Universidade Federal de Uberlândia (POPULIS/UFU) realiza, no dia 19 de outubro, a palestra “A Rádio Difusora de Uberlândia: histórias e memórias na coleção Geraldo Mota Baptista”, dando sequência ao projeto História e Memória da Rádio Difusora.

Aprovado em 2019, o projeto consiste na alimentação do Banco de Dados Digital da coleção discográfica Geraldo Mota Baptista, além de oferecer um curso de extensão de 40 horas à comunidade com a finalidade de divulgar o acervo e suas possibilidades de uso para o ensino e pesquisa em História, intitulado “Rádio, Música e Cultura Popular Urbana”. Caso sua continuidade seja aprovada em 2023, o objetivo final do projeto é cadastrar todo o acervo em fichas digitais para acesso e pesquisa dos dados da coleção pela nternet. Outra meta, com participação de pesquisadores do POPULIS, consiste na criação de um Museu da Imagem e do Som na UFU.

Esta será coordenada pelo professor Newton Dângelo e tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de digitalização do acervo discográfico e trazer referências históricas e imagens da trajetória da Rádio Difusora e de seus artistas e gestores, desde a sua fundação, em 1939. Além disso, contará com a participação do Sarau Musical de Adriana Francisco e Banda, cantando músicas que fazem parte do acervo da PRC6.

Para mais informações, acesse o site do POPULIS.

Suscripciones

Costo del evento: