Presentación
A Orquestra Popular do Cerrado (OPC), do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), realiza, de 13 a 17 de julho, o Festival de Jazz. A atividade é voltada para a formação de público, com o oferecimento de palestras, apresentações e oficinas com músicos expoentes no cenário pedagógico musical brasileiro e internacional.
Na quarta-feira, 13 de julho, às 18h, no Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica, o Festival Jazz OPC contará com a presença dos músicos convidados: Dirk Amrein, um trombonista alemão que toca jazz e erudito; Beto Caldas, um percussionista de jazz de São Paulo, que atuará junto ao guitarrista americano Mark Tonelli, professor visitante da Universidade Millikin, de Illinois.
Neste show didático, os músicos tocarão um pouco do seu repertório com a mediação de três professores: Silvano Baia, Elder Thomaz e Alexandre Teixeira, do curso de música da UFU, que irão acentuar e esclarecer aspectos do jazz e dos autores envolvidos no programa.
Sobre a Orquestra Popular do Cerrado
A Orquestra Popular do Cerrado é um grupo de música instrumental formado por alunos, professores do curso de música da UFU e por músicos voluntários da comunidade. A OPC tem se especializado em tocar a música instrumental, mas especificamente o jazz brasileiro, incorporando em seu repertório temas internacionais e a música nacional com uma nova leitura interpretativa.
Os professores e coordenadores colocam em prática pesquisas relacionadas à música popular e estimulam os jovens músicos por meio do exemplo, ao tocar ao lado deles, em uma relação de cumplicidade musical: há o ensino, mas também o aprendizado por todos os envolvidos no processo de criação de uma interpretação única.
A programação completa do Festival de Jazz está disponível no site do Instituto de Artes da UFU e nas redes sociais : Facebook, Youtube e Instagram.