Palestra 'Balnearização e Modernidades Urbanas: uma geo-história global'

25/05/2022 - 19:00 hasta 22:00
 Site   YouTube / Instagram

Presentación

No dia 29 de maio é comemorado o "Dia do Geógrafo". A data foi instituida em homenagem à criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocorreu em 29 de maio de 1936. Nesse momento, é feito um convite para refletir sobre a importância do profissional em Geografia, responsável por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação dos fenômenos socioespaciais, compreendendo a interação entre natureza e sociedade.

Com vistas à comemorar a data, o Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza uma palestra na próxima quarta-feira (25/05). O evento possui como tema "Balnearização e Modernidades Urbanas: uma geo-história global". São convidados todos os geógrafos, estudantes de Geografia, interessados e pesquisadores da área. É possível participar de forma presencial, no Campus Pontal da UFU, em Ituiutaba, ou de forma remota.

Para receber o certificado de horas, é preciso realizar a inscrição prévia.

Programación

A palestra será conduzida pelo professor Laurent Vidal, da Université de La Rochelle, na França. O Prof. Dr. Laurent Vidal é formado em Ciência Política pelo Institut d'Etudes Politiques de Grenoble (1984-1987), possui licenciatura e mestrado em História - Université de Grenoble II (1987-90), e doutorado em História - Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1995). Possui "Habilitation à Diriger des Recherches" em História (EHESS - 2005). Atualmente é professor (Classe Excepcional) de história contemporânea da Université de La Rochelle (Faculté des Lettres Langues, Art et Sciences Humaines - FLASH) e diretor de Pesquisa em História do Brasil no "Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine" (Université de Paris III Sorbonne Nouvelle). É diretor-adjunto do "Centre de Recherche en Histoire Internationale et Atlantique", que reúne 50 pesquisadores das universidades de Nantes e La Rochelle e 100 doutorandos. Foi diretor da Pós-Graduação em História da Universidade de La Rochelle (Relations Internationales et Histoire du monde Atlantique), entre 2007 e 2013. Foi professor convidado da Universidade Federal de Goiás (2000), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e da Unesp-Assis (2011), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Foi vice-presidente do Institut des Amériques (2007 - 2010). É sócio correspondente estrangeiro do IHGB (2012).

Suscripciones

Costo del evento:
Période d'inscription:
De 16/05/2022 - 00:00 hasta 25/05/2022 - 19:00

On-line:

O evento ocorrerá de forma presencial e on-line.

Realización

Área del conocimiento: