Papo com Ciência: Vaporização da Água

16/10/2021 - 15:00 hasta 17:00
   marcelo.cruz@ufu.br   Instagram PET Física Licenciatura

Presentación

O Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), promove mais uma palestra da série Papo com Ciência. O tema abordado será "Vaporização da Água", neste sábado (16/10), das 15h às 17h, com transmissão pelo canal do PET no YouTube. O evento conta com a presença do professor Fernando Lang, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que vai responder perguntas que foram enviadas ao Centro de Referência em Ensino de Física (CREF).

A iniciativa da palestra surge por conta do tema da vaporização - especialmente, a evaporação - ser abordada de forma negligente em muitos textos de Física Geral. Em vista disso, diversos fenômenos envolvendo a vaporização serão discutidos e alguns questionamentos respondidos, como o processo de vaporização da água da superfície de um lago que está na temperatura ambiente, e não a 100 graus celsius, e o porquê das nuvens não caírem, se elas são constituídas de água líquida e são mais densas que o ar.

Além disso, curvas reais de aquecimento da água, obtidas experimentalmente, vão ser apresentadas e confrontadas com aquelas encontradas na literatura e em materiais da internet, assim como as evidências de sublimação do gelo.

Para se inscrever, basta preencher o formulário e acessar o link do YouTube aberto para o público em geral.

Suscripciones

Costo del evento: