Irene Mauricio Cazorla

Palestra 2: Diálogos possíveis entre o Ensino de Estatística e a implementação dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.

Resumo: Nesta palestra exploramos possíveis diálogos entre o ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática e na Educação Básica, articulando os diversos conteúdos disciplinares envolvidos nos Temas Contemporâneos Transversais – TCT, preconizados pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para isso, o ensino de Estatística deve ser ancorado nos princípios do letramento estatístico e do ciclo investigativo, na perspectiva do desenvolvimento do raciocínio inferencial informal, isto é, enfatizar a capacidade de conjecturar hipóteses e se posicionar diante das evidências dos dados. Os temas em foco são aqueles de urgência social, tais como a crise climática, o avanço de doenças silenciosas, o movimento antivacina, dentre outros que podem ser abordados de forma que os estudantes tomem consciência de seu papel na sociedade e possam exercer protagonismo, implementando ações significativas na escola e na comunidade.

Palavras-Chave: Temas Contemporâneos Transversais, BNCC, Ensino de Estatística, Letramento Estatístico, Licenciatura em Matemática.