Prof. Dr. Márcio André Veras Machado

Márcio André Veras Machado é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (2000) e em Estatística pela Universidade Federal da Paraíba (2016), mestrado em Administração, com concentração em Finanças, pela Universidade Federal da Paraíba (2002), doutorado em administração, com concentração em finanças, pela Universidade de Brasília - UNB (2009) e Pós-doutorado em Finanças pela Universidade de Queensland (2016), sob a supervisão do prof. Robert Faff. Foi professor do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - UnB/UFPB/UFRN. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Administração, onde foi vice-chefe (2010-2013) e é coordenador da área de finanças, e Docente e Orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Contabilidade (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba. Recebeu premiações de melhor trabalho em diversos congressos nacionais (USP, ANPCONT, SEMEAD, CBC) e também como orientador de dissertação de mestrado premiada na ANBIMA. Foi coordenador da área de Contabilidade para Usuários Externos da ANPCONT (2013-2015), editor associado da Brazilian Business Review - BBR (2015-2018), da revista da ANPCONT ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting e da G&S - Gestao & Sociedade (2017-2018). É revisor de projetos para agências de fomento nacionais e avaliador de artigos científicos em eventos e periódicos da área de Administração e contabilidade. Tem experiência em coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento, tais como CNPq, Capes e FAPESQPB, e é líder do grupo de pesquisa em Finanças e Contabilidade - GFIC cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças e Contabilidade, atuando principalmente em Finanças Corporativas, Mercado de Capitais, Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e contabilidade e Contabilidade para Usuários Externos. Publicou diversos trabalhos em periódicos especializados e anais de eventos, no Brasil e no exterior. VP da América do Sul da International Society of Pitching Research for Responsible Science - inspir2es, rede mundial de pesquisadores, com mais de 700 membros espalhados em mais de 77 países, que tem por objetivo promover a capacitação e o treinamento em pesquisa, com a finalidade de se alcançar uma ciência responsável. É Coordenador Adjunto da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES para o período 2018-2022.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7863514939024209