Medicalização da vida de todos nós: pensando em ações desmedicalizantes

02/12/2016 - 13:30 hasta 20:00
   medicalizacao.uberlandia@gmail.com   Evento no Facebook

Presentación

A lógica biologizante da sociedade atual, que prescreve formas de ser e agir, ditando comportamen-tos e padrões aceitáveis invade o pensamento sobre os fenômenos da educação e da vida. Neste ce-nário a medicalização é entendida como o processo de biologização e patologização das questões so-ciais. Assim, questões que podem ter a sua origem em aspectos relativos ao próprio modo de funcio-namento do sistema escolar e da sociedade passam a ser compreendidos como questões intrínsecas aos indivíduos, como supostas patologias que ideologicamente escamoteiam processos políticos e pedagógicos que produzem o fracasso escolar. Diante disso, tem-se a necessidade de construir estra-tégias que subvertam a lógica medicalizante, ampliando o conhecimento sobre a produção teórica no campo da crítica à medicalização. Por tudo isso, o referido Simpósio pretende propiciar a integração e divulgação do conhecimento científico, teórico e prático sobre a temática Medicalização na vida e na Educação, fortalecendo discussões e práticas não medicalizantes.

Suscripciones

Costo del evento: