Apresentação
Patos de Minas vai sediar, pela segunda vez, o maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint of Science! O evento acontecerá no dia 22 de maio, a partir das 19h, com três palestras na Casa Grande Cervejas Especiais.
A primeira será “Aplicação biotecnológica dos microorganismos”, com a cientista Lívia Carneiro Fidélis Silva. Ela possui graduação em Bioquímica, mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente está fazendo pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Patos de Minas, com o grupo “Da semente à xícara”. Atua na área de microbiologia ambiental com ênfase na caracterização taxonômica e funcional de amostras ambientais como solo, água de produção de petróleo, lodos ativados, rejeitos de mineração, café natural e fermentado, entre outros. Possui experiência na área de biologia molecular, microbiologia, bioquímica, tecnologias de sequenciamento e bioinformática.
A noite continua com a palestra “Startups na indústria cervejeira”, com Fernando Dias da Silva. Ele é graduado em Química pelo Centro Universitário de Patos de Minas, possui Mestrado e Doutorado em Físico-Química de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e MBA em Gestão de Negócios e Inovação. Atuou como vice-reitor e como coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e de Engenharia Química do Unipam. Atualmente é Head de Inovação da Unipam, atuando como coordenador do Centro de Empreendedorismo e Aceleração de Negócios (oCEANo), da Farol Incubadora de Empresas e do Núcleo de Inovação Tecnológica, entre outras atividades.
Por fim, o tema de conversa no bar será “ChatGPT: Revolução da Inteligência Artificial?”, com Rafael Augusto da Silva. Ele é professor de Engenharia Eletrônica e Telecomunicações na UFU. É doutor, mestre e bacharel em Telecomunicações também pela UFU, com período de graduação sanduíche na Université Lille 1 (França).
Saiba mais sobre o evento na região e no mundo:
Pint of Science Uberlândia: eventos.ufu.br/pintuberlandia2023
Pint of Science Ituiutaba: eventos.ufu.br/pintituiutaba2023
Pint of Science Brasil: pintofscience.com.br
Pint of Science no Mundo: pintofscience.com
Programação
22/05, 19h
CASA GRANDE CERVEJAS ESPECIAIS
(Rua Pará, 408 - Cônego Getúlio, Patos de Minas)
“Aplicação biotecnológica dos microorganismos”, com Lívia Carneiro Fidélis Silva
Embora sejam vistos como vilões causadores de infecções e enfermidades, os microrganismos desempenham funções únicas e cruciais na manutenção de ecossistemas, sendo componentes fundamentais de cadeias alimentares e dos ciclos biogeoquímicos. Eles apresentam uma grande diversidade genética e metabólica, conseguem se adaptar e crescer em diferentes condições, com altas ou baixas temperaturas, pH ácido ou básico, baixas e altas pressões, com baixa e alta salinidade. Essa versatilidade faz com que os microrganismos sejam grandes aliados da biotecnologia, tanto no desenvolvimento e obtenção de produtos quanto na utilização dos próprios microrganismos para fins específicos. A aplicação biotecnológica dos microrganismos pode ser observada em diferentes segmentos, como na indústria alimentícia (produção de alimentos e bebidas fermentadas), farmacêutica (produção de antibióticos), no meio ambiente (tratamento e/ou remediação de resíduos) e na agricultura (fertilização de solos e controle biológico de pragas e doenças). A crescente demanda do mercado consumidor por produtos naturais faz da microbiologia e biotecnologia áreas promissoras objetivando o isolamento de microrganismos ainda não cultivados e desenvolvimento de novos produtos.
“Startups na indústria cervejeira”, com Fernando Dias da Silva
Em um mundo onde a ciência e a tecnologia evoluem a passos largos, tornou-se extremamente importante o acesso em escala para toda a população os produtos e serviços desenvolvidos. Uma das maneiras para isso acontecer é transformar essa ciência pura desenvolvida na academia em modelos de negócio escaláveis. Significa dizer que nós pesquisadores e, por conseguinte, as nossas pesquisas acadêmicas, muitas vezes, podem se tornar fontes de recursos financeiros próprios e ao mesmo tempo atingir em larga escala uma população. Em síntese, sermos protagonistas não somente na ciência, mas também na economia e no bem-estar social. Daí a relevância de se conhecer um pouco sobre esse tema. Por ser um tema extenso, serão abordadas somente as pesquisas desenvolvidas na indústria cervejeira e as startups oriundas desse processo de inovação acadêmica.
“ChatGPT: Revolução da Inteligência Artificial?”, com Rafael Augusto da Silva
Discussão acerca do ChatGPT, ferramentas de Inteligência Artificial e seu futuro. Nesta conversa, vamos explorar as possibilidades e limitações da inteligência artificial, mitos relacionados e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas. Além disso, vamos discutir como o ChatGPT pode ser usado para melhorar a comunicação entre humanos e máquinas.