10º Congresso IFBAE 2019 - Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas
Presentación
Criado em abril de 2001, o Instituto Franco-Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE) é uma estrutura associativa resultante de uma longa cooperação acadêmica e cientifica entre o IAE de Grenoble e várias instituições brasileiras (UFMG, UFRGS e USP). Os inúmeros intercâmbios de professores e estudantes entre estas instituições permitiram a estruturação de uma vasta rede de relações universitárias entre a França e o Brasil.
O objetivo fundamental do IFBAE é de consolidar as relações universitárias e econômicas entre a França e o Brasil, concernentes tanto aos estudantes e professores, tanto no que se refere ao ensino como à pesquisa em gestão de empresas. Mais precisamente pela:
- mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores, através de um sistema de bolsas,
- cooperação científica dos membros do rede apoiando financeiramente projetos de pesquisas conjuntos,
- disseminação do conhecimento dentro de um rede de pesquisadores com a organização de um congresso bienal,
- assinatura de acordos de cooperação entre universidades francesas e brasileiras,
- criação de duplos diplomas,
- busca de parcerias industrias para favorecer a emergencia e o financiamento de projetos de pesquisa.
As Pessoas e as Organizações em um Mundo Complexo e Competitivo
Nos dias atuais, o valor do conhecimento e do gerenciamento de processos e informações tem grande importância nas relações humanas e sociais, tanto na esfera pessoal quanto profissional. Assim sendo, dentro de uma perspectiva de ambiente econômico competitivo e crescentemente globalizado, as atitudes de pessoas e organizações devem ser positivas e proativas, buscando resultados superiores na competitividade e no desenvolvimento sustentável das organizações. Do mesmo modo, a valorização do capital intelectual dos colaboradores é importante para uma concorrência saudável que estimula o crescimento de forma sistêmica, abordando campos como: econômico, social, ambiental e cultural.
Essa transformação organizacional impõe uma formação profissional que estimule o colaborador a pensar sobre o que está ocorrendo no mundo e, também, uma nova postura na construção e manutenção das relações de trabalho. Isso faz com que a organização esteja preocupada com assuntos como liderança, sustentabilidade, responsabilidade social, ética e cidadania, tecnologia, questões internacionais, entre outros, ligados a aspectos que envolvem uma gestão mais compartilhada, participativa e desenhada em redes.
Neste ínterim, o 10° Congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas tem como tema central: “As Pessoas e as Organizações em um Mundo Complexo e Competitivo”. O evento, organizado pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU), convida profissionais, pesquisadores e estudantes para debater essa temática, envolvendo principalmente o Brasil e a França.
Para mais informações, acesse www.ifbae.com/br/6/congresso-2019
Programación
Datas importantes
Data de nício do processo de submissão |
01/08/2018 |
Fim do prazo de envio das propostas |
11/11/2018 |
Decisão do Comitê científico |
20/01/2019 |
Data de início de inscrições |
01/02/2019 |
Data limite de inscrição para autores |
31/03/2019 |
Congresso |
21 e 22 de Maio de 2019 |
Suscripciones
A taxa de inscrição inclui:
- Credencial para participação nas atividades do evento: palestras, sessões de apresentação de artigos, e consórcio de pesquisas;
- Coffee breaks;
- Jantar no dia 21/05/2019;
- Certificados de participação, apresentação de trabalho e participação no consórcio de pesquisa, quando devidos;
Para aqueles que desejam levar acompanhante (s) no jantar favor informar, impreterivelmente, até dia 10/05/2019 por meio do email: ifbae2019@fagen.ufu.br o(s) nome(s) do(s) acompanhante(s). O pagamento da tarifa do jantar para acompanhantes (R$ 90,00) deverá ser feito no credenciamento do evento no dia 21/05/2019.
Autores de trabalhos aceitos e alunos aprovados no Consórcio de Pesquisas deverão fazer inscrição até dia 31/03/2019, para serem incluídos na programação. Para que o trabalho seja publicado nos anais do congresso o autor ou pelo menos um dos autores, no caso de artigos com mais de um autor, deverá apresentá-lo.
Ubicación
Organización
Organização
Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brazil
Comitê de organização
Coordenação geral:
- Prof. Dra Márcia Freire de Oliveira, FAGEN/UFU
Membros do comitê:
- Prof. MSc. Andrea Costa van Herk Vasconcelos, FAGEN/UFU
- Prof. Dr. Denilson Aparecida Leite Freire, FAGEN/UFU
- Prof. Dr. Eduardo Giarola, FAGEN/UFU
- Prof. Dra Luciana Oranges Cezarino, FAGEN/UFU
- Prof. Dra Vérica Marconi Freitas de Paula, FAGEN/UFU
Comitê científico
Presidentes:
- Prof. Dra. Verônica Angélica Freitas de Paula, FAGEN/UFU
- Prof. Dr. Philippe Protin, UGA/Grenoble IAE
Membros:
- Prof. Altieres de Oliveira Silva, Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM/SP
- Prof. Carla Aparecida Arena Ventura, EERP/USP
- Prof. Cristiane Biazzin, EAESP/FGV
- Prof. Edmilson de Oliveira Lima, Uninove
- Prof. Eric Milliot, IAE de Poitiers
- Prof. Fabiano Armellini, Polytechnique Montréal
- Prof. Gwenaëlle Oruezabala, IAE de Poitiers
- Prof. Henrique Geraldo Rodrigues, FAGEN/UFU
- Prof. Laura Sabbado da Rosa, IAE de Rennes
- Prof. Luciana Oranges Cezarino, FAGEN/UFU
- Prof. Márcia Regina Santiago Scarpin, Indiana University – IUPUI
- Prof. Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, UNI-FACEF
- Prof. Pierre Fayard, IAE de Poitiers
- Prof. Vérica Marconi Freitas de Paula, FAGEN/UFU
Presentación de Trabajos
Para o 10° IFBAE, serão aceitos artigos e relatos tecnológicos que :
- podem ser submetidos em português, francês ou inglês.
- não podem apresentar qualquer identificação dos autores, uma vez que as informações sobre os autores serão incluídas separadamente, no sistema de submissão.
- serão avaliados pela sistema de avaliação anônima (blind review), com pelos menos dois avaliadores.
- devem ter no máximo 5 autores e cada autor pode submeter no máximo 6 artigos, independentemente da ordem de autoria. Porém cada autor pode apresentar no máximo três artigos.
As citações deverão ser apresentadas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da APA. As referências completas dos autores citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da APA.
Os artigos e relatos tecnológicos enviados ao 10° Congresso do IFBAE devem ser inéditos, ou seja não podem ter sido aceitos/publicados em periódicos ou publicados como capítulos de livro ou aceitos/apresentados em outro evento.
Para submeter um artigo, clique aqui.
Formatação dos artigos e relatos tecnológicos
Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5. Papel A4 (21 x 29,7 cm)
Colocar título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).
Margens: superior e esquerda = 3 cm ; inferior e direita = 2 cm.
O artigo não deverá exceder 16 páginas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Os quadros, tabelas, gráficos e ilustrações não podem ser coloridos.
Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito.
NEGRITO deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos; ITÁLICO deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira; ASPAS DUPLAS deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados; ASPAS SIMPLES deverão ser usadas dentro das aspas duplas para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas;
A primeira página do artigo ou relato tecnológico deve conter:
- Título do trabalho, somente com as palavras principais iniciando em maiúscula.
- Resumo no idioma de submissão do artigo, com no máximo 300 palavras, seguido de três a cinco palavras-chaves.
- Título, resumo e palavras-chave em inglês, caso o idioma de submissão seja português ou francês; abstract com até 300 palavras, seguido de três a cinco keywords.
Normas específicas para Relato Tecnológico
A estrutura sugerida para o relato tecnológico inclui: Introdução; Contexto e a realidade investigada; Diagnóstico da situação-problema e/ou oportunidade; Análise da Situação-Problema e propostas de inovação, intervenção ou recomendação; Contribuição Tecnológica/Social.